quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO POR MARIA JOSÉ GOMES




CARREGADOS SONHOS


         Carregados de Sonhos, assim Conceição o batizou. Foi muito feliz na escolha. Ela poderia ter escrito sobre Brasília já edificada, mas não, quis retroceder os ponteiros do tempo e escrever sobre o início, a construção no meio do nada, ganhando forma a cada dia, seguindo uma ordem lógica que começava com a origem do problema, terminando com a solução definitiva.
         O livro relata a trajetória dos operários que construíram Brasília, os chamados candangos, através da saga de uma família nordestina que migrou para o Centro-oeste no final da década de 1950, atendendo à convocação do então presidente Juscelino Kubitschek.
         É um livro com pernas para andar. A autora, através da sua intimidade com as palavras, conseguiu levar-me para um tempo no qual eu não vivi, e mesmo assim fez-me viver cada um daqueles momentos, imaginando cada um dos fatos descritos.
         Você, Conceição, tem o dom da crônica, sabe narrar e descrever fatos, lugares, situações, pessoas. Colorir os fatos com as palavras adequadas. Uma escritora contemporânea. Fala com a emoção que brota em seu coração. Linguagem clara, terminologia precisa e preciosa, concordância com o sonho e a realidade.
         Pura literatura que se reporta ao passado em Carregados de Sonhos, nostalgia o belo em resgatar e liberar memórias. O texto conceiciano é dotado de extrema sensibilidade e encerra uma verdade, um fato vivido.
         Leva o leitor a sentir-se presente, porque a linguagem utilizada é simples e clara.
         Mário Quintana diz em um dos seus belos escritos:...”Ao ler alguém que consegue expressar-se com toda limpidez, nem sentimos que estamos lendo um livro: é como se o estivéssemos pensando.”
         É isto mesmo que acontece em Carregados de Sonhos. Nesta belíssima obra, a autora chegou à sofisticação pela simplicidade, técnica usada pelos grandes escritores.
         Eis aí uma bela obra literária.
          Agora cabe ao leitor fazê-la existir.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário