quinta-feira, 7 de junho de 2012

ORELHA DE CARREGADOS DE SONHOS


ORELHA  - 1


            O novo livro de Conceição Alves, Carregados de Sonhos, fala da trajetória de uma família nordestina e da construção da nova capital do país, Brasília, no fim dos anos cinquenta.
Como milhares de nordestinos, os personagens ouviram surpresos a “boa nova” que acenava com a realização dos desejos de uma vida digna. Livrar-se das dificuldades causadas pelas secas recorrentes na Região e o fascínio pelas noticias que de lá chegavam, misturavam-se à esperança e ao medo da perda de suas raízes.
Mas partiram, cheios de saudades e sonhos, o pai, a mãe e o filho, em direção ao Planalto Central deixando a terra, parentes, amigos, as alegrias em tempos de colheita e, abrindo caminho para grande parte da família.
A autora optou pela narração em primeira pessoa entregando ao filho mais novo, agora com cerca sessenta anos, o relato dos acontecimentos e sem se preocupar com a interlocutora faz quase um desabafo. Amanhecia, quando a sobrinha depois de uma escuta paciente adormece no sofá, com a saga da família na cabeça, pronta para ser registrada.
Logo sentiu que era preciso completá-la através de documentos oficiais, estudos, fotografias, enriquecendo-a com outro olhar. Pode-se então, ler duas histórias: a saga dos trabalhadores e de suas famílias e a dos responsáveis pela construção da Capital atendendo à convocação do então Presidente Juscelino Kubistchek.
            Os fatos narrados se mesclam, se fundem no trabalho nos canteiros de obras onde mergulharam junto a outros candangos, vindo de várias partes do país.
O livro vem enriquecer a memória desse histórico momento.

                            Mila Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário